编辑: 夸张的诗人 2019-07-10
166 Psychology/Psicologia Re?ex?o e Crítica, 28(1), 166-176.

C DOI: 10.1590/1678-7153.201528118 ISSN 1678-7153 Habilidades Sociais, Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento em Crian?as com Diferentes Níveis de Plumbemia Social Skills, Academic Competence and Behavior Problems in Children with Different Blood Lead Levels Denise Dascanio?, a , Almir Del Pretteb , Elizabeth Joan Barhamb , Olga Maria Piazentin Rolim Rodriguesc , Anne Marie Germainy Victorine Fontained &

Zilda Aparecida Pereira Del Pretteb a Universidade Paulista, Bauru, SP, Brasil,b Universidade Federal de S?o Carlos, S?o Carlos, SP, Brasil, c Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Bauru, SP, Brasil &

d Universidade do Porto, Porto, Portugal Resumo Este estudo teve como objetivo veri?car a rela??o entre diferentes níveis de plumbemia e o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crian?as e adoles- centes. Participaram

155 crian?as e adolescentes, com idade média de 13,10 anos, pertencentes a três grupos: alta plumbemia (superior a 10μg/dl), baixa plumbemia (inferior a 5μg/dl) e que viviam em ambiente similar, mas livre da contamina??o por chumbo (grupo de compara??o). Foram utilizados os instrumentos SSRS-BR e o IHSA-Del-Prette, respondidos pelos participantes e seus professores. Identi?cou-se comprometimento no repertório comportamental, acadêmico e social, associado ao nível de plumbemia. Esses resultados evidenciam os riscos associados à exposi??o ao chumbo. S?o discutidas explica??es para alguns resultados contraditórios, levantando-se hipóteses e quest?es para novos estudos. Palavras-chave: Habilidades sociais, problemas de comportamento, competência acadêmica, plumbemia. Abstract This study aimed to investigate the relationship between varying levels of lead poisoning and social skills repertoire, frequency of behavior problems and academic competence in children and adolescents. Participants were

155 children and adolescents, with an average age of 13.10 years, who belonged to three groups: high blood lead levels (over 10μg/dl), low blood lead levels (less 5μg/dl) and children who lived in a similar, but lead-free environment (comparison group). We used the Social Skills Rating System - Brazilian version (SSRS-BR) and the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA-Del-Prette) which were answered by the children and their teachers. Impairment in children'

s behavioral, academic and social repertoire was associated with blood lead levels. These results show the risks associated to lead exposure. Explanations are discussed for some contradictory results, rising hypotheses and questions for further studies. Keywords: Social skills, behavior problems, academic competence, lead poisoning. ? Endere?o para correspondência: Rua Sebasti?o Preg- nolato, 6-70, apto. 14C, Jd.Auri Verde, Bauru, SP, Brasil 17047-145. E-mail: [email protected] Este estudo é parte da pesquisa de doutorado da pri- meira autora, sob orienta??o da última e contou com a colabora??o dos demais autores em diferentes etapas de sua elabora??o. O interesse dos pesquisadores pelos efeitos da intoxi- ca??o infantil por chumbo sobre o desenvolvimento físico, social e intelectual e, mais recentemente, o repertório de comportamentos sociais adequados e inadequados, tem crescido nas últimas décadas. Em paralelo, a literatura tem ressaltado a import?ncia das rela??es sociais como fator de prote??o ao desenvolvimento saudável do indiví- duo (Bolsoni-Silva, Loureiro, &

下载(注:源文件不在本站服务器,都将跳转到源网站下载)
备用下载
发帖评论
相关话题
发布一个新话题