编辑: 夸张的诗人 | 2019-07-10 |
Marturano, 2011;
Cia &
Barham, 2009;
Z. A. P. Del Prette, Del Prette, Oliveira, Gresham, &
Vance, 2012). Especi?camente, as habilida- des sociais têm sido descritas como fundamentais para a preven??o da ocorrência de comportamentos interpessoais problemáticos e, portanto, de suas consequências futuras, tais como: a rejei??o pelo grupo de pares, relacionamentos interpessoais pobres, comportamentos antissociais e pre- juízo acadêmico (Molina &
Del Prette, 2006). Ao mesmo
167 Dascanio, D., Del Prette, A., Barham, E. J., Rodrigues, O. M. P. R., Fontaine, A. M. G. V. &
Del Prette Z. A. P. (2015). Habilidades Sociais, Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento em Crian?as com Diferentes Níveis. tempo, vem se veri?cando uma rela??o importante entre habilidades cognitivas e sociais, de forma que crian?as com prejuízos no seu desenvolvimento cognitivo (o que é comum entre crian?as contaminadas por chumbo) podem ter menor capacidade de desenvolver habilidades sociais adequadas (Feitosa, 2006). Considerando os efeitos nocivos da plumbemia em várias áreas do desenvolvimento, pode-se hipotetizar que as habilidades sociais devem agir como fator de prote??o também no caso de crian?as e adolescentes intoxicados por chumbo, amenizando o impacto desse problema sobre o funcionamento psicossocial. Nesse sentido, torna-se rele- vante investigar como a intoxica??o infantil por chumbo se relaciona com o repertório de comportamentos sociais de crian?as e adolescentes. Habilidades Sociais na Inf?ncia As habilidades sociais s?o apreendidas ao longo do ciclo vital, à medida que o indivíduo estabelece rela??es bem sucedidas com o seu ambiente. No entanto, quando as condi??es ambientais s?o desfavoráveis, podem ocorrer dé?cits nestas habilidades (Z. A. P. Del Prette &
Del Prette, 2008). Por esse motivo, é coerente pensar que variáveis, como idade, práticas parentais, exposi??o a ambientes de risco e diversos outros fatores in?uenciam no desenvolvi- mento do repertório de habilidades sociais. A import?ncia das habilidades sociais vem sendo reconhecida como um componente fundamental para a aprendizagem e o sucesso escolar, bem como para o de- senvolvimento socioemocional (Z. A. P. Del Prette et al., 2012;
Elliott, Racine, &
Busse, 1995). Observa-se, ainda, que as habilidades sociais est?o associadas e podem ser preditores da competência acadêmica, como apontado por Caprara, Barbaranelli, Pastorelli, Bandura e Zimbardo (2000), Z. A. P. Del Prette et al. (2012) e Molina e Del Prette (2006). Em dire??o oposta, várias pesquisas correlacionam um pior repertório acadêmico com maior frequência de comportamentos problema, dé?cit no repertório de habi- lidades sociais e menor autoconceito (Chapman, Tunmer, &
Prochnow, 2000;
Cia, Pamplin, &
Del Prette, 2006;
Gresham, 2009), indicando uma possível rela??o entre essas variáveis. Os pesquisadores Z. A. P. Del Prette et al. (2012) também encontraram em seu estudo que crian?as com di?culdades acadêmicas sejam menos aceitas por seus companheiros, apresentam maior agressividade, menos comportamentos orientados para tarefas e apresentam mais características negativas de intera??o social, segundo avalia??o dos pais e........